segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Macedo de Cavaleiros


21 de Março de 2009 . Partida de casa pelas 09h50, para me encontrar com a Nelly. Á hora combinada cheguei, ela já estava no local de encontro. Fomos em direcção ao centro da Maia,entraríamos na A41 perto do Jumbo.

A Gasolina na BP estava mais barata e isso reflectia-se nas filas para abastecimento, seguimos para a Cepsa, achava eu que estaria mais barata do que na BP, mas, estava enganado, de qualquer modo a Nelly meteu gasolina na Cepsa e seguimos para Macedo de Cavaleiros. A viagem não se adivinhava nada fácil. Ás 8 da manhã eu tinha ido a Penafiel e o intenso e cerrado nevoeiro, dificultava imenso a viagem, Já se tinham passado 2 horas, algumas melhorias se registavam no tempo, no entanto eu ainda previa algumas dificuldades em determinados locais devido ao nevoeiro.

A viagem ia decorrendo, fomos na A41, depois entramos na A42 até ás portagens de Lousada e passamos para a A11. Por pouco tempo, pois seguíamos na direcção do Marco de Canaveses e ela termina confluindo com a A4, por isso entramos na A4 e fizemos os derradeiros km existentes na A4, após os quais prosseguimos a viagem na IP 4.

Aqui avisei a Nelly que era preciso ligar as luzes, os médios para sermos precisos.

Ao volante ia a Nelly, nesta viagem os papeis estavam invertidos, por isso eu levava a máquina fotográfica para ir tirando uma ou outra foto durante a viagem.

O tempo estava magnifico, os meus receios , felizmente iam caindo por terra, o nevoeiro não aparecia, nem na zona mais critica que eu considero ser o alto de Espinho no Marão. Foi por esta zona que comecei a congelar alguns momentos na máquina fotográfica. A hora ia avançando, eu ia pensando se iríamos até Azibo

ou se íamos directos para o restaurante. Há medida que nos íamos aproximando, ia verificando que provavelmente nos iríamos encontrar na barragem do Azibo.

O dia ia aquecendo, não se fazia sentir o calor dos derradeiros dias, no entanto continuava um dia demasiado bom para a época.

Passamos a saída que onde estava previsto sairmos, no caso de irmos directos para o restaurante, continuamos o caminho no sentido de Bragança para uns escassos km á frente sairmos para a barragem.

Nunca pensei que a barragem ficasse tão próxima do IP4, fica afastada umas escassas centenas de metros. Logo no inicio o local apresenta-se belo, reinava a tranquilidade e a beleza natural.

Passamos a primeira indicação da praia, andamos um pouco para trás para verificar o que dizia na placa, não era aquela que queiramos, seguimos até á próxima que fica situada bem perto, era ali mesmo.

No exterior estava um grupo de pessoas, num primeiro olhar verifiquei que era o grupo, reconheci alguns elementos. Estacionamos e cumprimentei alguns deles, não todos. O Dx estava presente, o Diabolo também e este foi uma surpresa, nunca pensei o voltar a encontrar em almoços do grupo, mas estava lá e era bom que estivesse .

Pouco estivemos por ali, partimos para Macedo de Cavaleiros,para o restaurante.

D. Manuel situado em frente ao tribunal, o pessoal reuniu-se todo e fomos entrando, na entrada era servida uma bebida de aperitivo, eu como não conduzia fui num Porto, a Nelly num sumo. Os lugares na mesa foram sendo ocupados e as entradas devoradas.

Das entradas constava salsicha, alheira, presunto, salpicão, rissois, etc,etc, comi de quase tudo, o presunto estava salgado, era convidativo para o tinto que era muito bom, pelo menos para mim. Toda a gente tagarelava enquanto devorava as entradas e o magnifico pão.

O almoço foi servido, primeiro uma sopa, hesitei em comer, normalmente a sopa costuma ser um creme qualquer ou uma canja, aqui era quase um creme mas de legumes, comi e gostei.

Após a sopa começou a ser servida a posta com batata a murro, estava muito bom, de tal modo que repeti a dose. Para sobremesa fui numa salada de fruta.

Após o repasto, estive um bocado á conversa com o DX, DX que ainda no Azibo me ofereceu um CD do grupo dele. falamos dos almoços do pessoal, de antenas parabólicas, da actividade musical dele e do fórum, estivemos largos minutos á conversa. Enquanto isso alguns elementos começaram a desmobilizar. A hora

também já andava a rondas as 17 horas.

Pouco tempo depois foi comido um bolo de bolacha e começou a desmobilização quase geral, estava a chegar ao seu final este convívio, mais um nas terras transmontanas.

Nós afinamos pelo mesmo diapasão e pouco depois abandonamos o local, despedi-me de alguns elementos, principalmente o BIG, o DX, o Diabolo, o Mig28 e o Lagartixa.

O tempo estava bom, a viagem de regresso a casa certamente seria efectuada sem qualquer problema. Assim se verificou. Cheguei a casa á hora prevista, 20 horas.

Venha o próximo.


2 comentários:

  1. Deve ser bem bonito pelo imagem , promete...

    ResponderEliminar
  2. Realmente bela paisagem, ainda temos belos locais no nosso pequeno país....

    ResponderEliminar