segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cap D'Agde 2009 - A Estadia ( Cap 6 )



Quinta feira, 20 de Agosto de 2009

Por questões estratégicas, tinhamos optado por fazer umas paragens de praia estes dois dias para dar algum descanso á pele do intenso sol, apesar de não estarmos de modo algum a abusar do sol, pouca praia tinhamos feito até ao momento, no entanto tinhamos calenderizado algumas coisas e se na quarta feira foram as visitas ás grutas para este dia estava agendada uma visita a Marselha
Tomamos um banho e o pequeno almoço , saímos do parque e ficamos na paragem do centro á espera da camioneta que nos iria levar até á estação. No centro o movimento era reduzido, estava a acordar, por isso pouco movimento existia. A camioneta chegou na hora, 4 € dois bilhetes até á estação.
No relógio da camioneta marcava 10 horas e alguns minutos, achei aquilo estranho, o meu relógio marcava 8horas e uns 20 minutos, tudo aquilo fez-me alguma confusão, mas rápidamente voltei á lucidez e apercebi-me que tinha metido água, o comboio era ás 9h15 mas hora de França, áquela hora já o comboio tinha partido, eu tinha feito confusão com as horas, não levei em linha de conta a hora que existe de diferença, mas de qualquer modo iamos até á estação e confirmavamos.
No centro de Agde decorria uma feira, mas isso não impediu o normal andamento do transito, chegados á estação, confirmamos o que eu suspeitava, já o comboio ia longe, nada mais nos restava fazer do que voltar para trás, mas sem antes perguntar á simpática francesa que estava no “Acueille” os horários dos comboios para Marselha e de Marselha para Agde, comboios directos, obtive a informação, confirmava-se o comboio das 9h15, decidimos tentar a viagem no dia seguinte, também seria a derradeira oportunidade nestas férias.
Com a viagem a Marselha adiada em 24 horas, fomos andando , viemos para o centro de Agde dar uma volta, fotografar e filmar o local.
Antes de atravessarmos o rio Hérault, entramos num café para a Nelly tomar a sua dose de cafeína, após a qual estivemos sobre a pequena ponte que liga as margens do canal do midi a fotografar e a filmar. As filmagens estavam a cargo da Nelly, comigo ficava a fotografia.
O movimento de carros era significativo, mas tal não era impeditivo para nós, andavamos a pé. Atravessamos o rio e descemos para a sua margem. Debaixo da ponte estavam ancorados e presos com cadeados dois barcos dos que são usados nas “Justes”. Ambos estavam decorados com os memos motivos, diferiam apenas na cor, um em vermelho o outro em azul.
Logo á frente fica um clube nocturno que tem alguma fama por aqueles lados, o “Quai des Anges” fica por baixo do café Melrose, Melrose que nada tem a ver com o Melrose do centro, pelo menos no aspecto e creio que no estilo e ambiente também, apesar de nunca lá ter estado á noite.
Seguimos o caminho, começamos a entrar nas estreitas mas arranjadas ruas do centro de Agde, tem aspecto de ser o centro histórico da cidade. Filmamos e fotografamos aquele conjunto habitacional que tem as fachas pintadas dando um outro aspecto ás mesmas, são pinturas simulando janelas, gatos, pessoas, está bem feito aquilo, dá um bom aspecto ás traseiras de alguns edificios.
Por ali começamos a procurar locais que eventualmente vendessem bandeiras pequenas de França, mas nada viamos.
Andavamos por ruas que já tinham sido percorridas por nós em anos anteriores, mas decidimos entrar numa que nunca tinhamos passado  e tivemos uma agradavel surpresa, deparamo-nos com um mercado de rua, não muito grande, mas gostamos do que vimos, até comida vendiam, paella que é muito vulgar encontrar naquela região, frango assado numas máquinas que nunca tinha visto. O calor que o homem apanhava era imenso e ainda estavamos na parte da manhã, mas os frangos ali deviam ficar bem assados, o mercado também deveria funcionar apenas durante a manhã, julgamos nós. Aquele mercado era essencialmente de produtos alimentares, queijos, muitos queijos de vários tipos e enormes, nunca tinha visto queijos com aquelas dimensões. Eles oferecem queijo para provar, eu não comi porque não gosto a Nelly por ter receio de não gostar, ela não gosta de qualquer queijo. Outro motivo de realce foram os talhos, talhos que estavam montados em pequenas camionetas, a parte lateral das mesmas servia de montra dos produtos e era envidraçado, foi algo que também registamos com admiração. Infelizmente não registamos nem em fotos nem em video tal mercado, estavamos como que extasiados com tal coisa que os nossos olhos e cérebro estavam a tentar recolher todos aqueles detalhes e nem nos lembramos de registar nas máquinas, é outra coisa que poderá ficar para o próximo ano.

4 comentários:

  1. Como costumo dizer existe sempre uma razão de ser , nada é por acaso, a não ia a Marselha nesse dia , permitiu - vos com certeza ver outras coisas que não veriam noutro dia..... existe sempre uma força maior para as coisas acontecerem ou não!!!!!
    O importante é gozar, tirar partido dos de cada momento , que esses não voltam nunca mais...
    Excelente foto.... PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  2. Olá JUPP
    Vejo que continua com a suas excelentes crónicas de viagens.
    Parabéns
    Abç
    G.J.

    ResponderEliminar