sexta-feira, 31 de julho de 2009

Peregrinação a Fátima - 6ª Etapa


Sábado, 10 de Maio de 2008. Pombal -> Caranguejeira

Começava a sentir alguma descompressão, visto estarmos perto da meta final, no entanto a etapa de hoje tinha algo que nos preocupava, era a passagem numa zona de pinhal durante a madrugada, local que parece ter alguma tradição em assaltos aos peregrinos e isso criava alguma tensão no grupo.

Por já não sentir dor no joelho, entreguei á Rosa a joelheira que me tinham emprestado.

Abandonamos a residencial perto das 3 horas da manhã e fomos tomar o pequeno almoço a um café nas imediações que abriu as instalações exclusivamente para nós, são gestos destes que registo, poucos farão tal coisa. Abrir as instalacões para servir um pequeno grupo de pessoas.

O ritmo da caminhada era bom, o pessoal parecia demonstrar pressa em chegar, mas quando entramos na zona tida como problemática, o grupo prosseguiu em ritmo elevado , mas compacto e sempre atentos a movimentos suspeitos.

A carrinha que transportava as nossas malas avariou precisamente enquanto atravessavamos o pinhal, era algo que nos aumentava a preocupação, no entanto a avaria foi de facil resolução e pudemos prosseguir o nosso caminho. Alguns grupos, embora mais pequenos que o nosso também foram aparecendo e isso tranquilizava toda a gente, até que já com o dia a nascer abandonamos a zona problemática e o grupo foi relaxando.

Quase todo o grupo se manteve compacto, no entanto os “apressados” do costume com o nascer do dia adiantaram-se ao grupo, seriam os primeiros a terminar a etapa, julgo que para eles aquilo era quase visto como competição, assim seja se os faz sentir bem.

O percurso era feito por estreitas ruas que atravessavam pinhais, e alguma vezes caminhos que também atravessavam pinhais.

Chegamos ao Barracão, ali existia uma panóplia de roulottes a vender sandes, sopa, bebidas, enfim , tudo o que era necessário para matar a fome que se ia fazendo sentir. Eram horas em que normalmente tomo um pequeno almoço dito normal e ali comia bifanas e bebia cerveja. Enquanto comiamos , aproveitei para repousar de dar descanso ás pernas , principalmente á direita que estava super inchada e vermelha, dor felizmente não sentia, mas o aspecto da perna não era nada bom.

Prosseguimos a nossa caminhada, já se começava a sentir o “cheiro” de Fátima. Liguei para a Ana Maria que neste dia iria estar em Fátima .O João Gonçalo tinha uma actividade marcada pelo colégio, se desse ainda iria ver, dependeria da hora a que eu lá chegasse.

O movimento de peregrinos era intenso, vários grupos se viam, o nosso ia disperso, mas na chegada ao Monte, esperamos todos, excepto os apressados, desses não havia sinal. Ficamos ali algum tempo até que estivessemos todos juntos de modo a rezarem mais um terço. Por ali o movimento era consideravel, tem uma grande estátua de Nossa Senhora e o pequeno recinto estava cheio de dádivas e pedidos de peregrinos.

Nas imediações tinha a Legião da Boa vontade a ajudar quem quizesse, eu ainda aproveitei uma massagem na minha perna direita.

Do monte á Carangujeira que seria o terminus da etapa foi rápido, foi sempre a descer . Lá chegados foi hora de os homens partirem rumo a Fátima nas carrinhas, visto por ali haver apenas dormida para as mulheres.

A estadia em Fátima foi numa propriedade situada nas traseiras do santuário e era de freiras. Os nossos aposentos ficavam num pavilhão onde tinha muitos colchões estendidos no chão e com a respectiva roupa, aquilo por momentos fez-me recuar no tempo ao tempo de tropa.

Por agora aquilo estava por nossa conta. Tomamos banho e fomos almoçar, até nisto havia regime tipo militar.

Após o almoço fui ao santuário ter com a minha familia que andava por ali, infelizmente não pude assistir á actuação do João Gonçalo. Após uns curtos minutos com eles regressei ás freiras, precisava de descansar .

Se tinha intenções de dormir, assim que cheguei ás freiras verifiquei que isso seria tarefa quase impossivel de realizar, a animação por ali era muita, sendo que o principal animador era o “Chico”, assim se foi passando o tempo até á hora do jantar.

Após o jantar fui ver um pouco de futebol, o Naval contra o F.C. Porto, depois disso fui dormir, tinha a derradeira etapa á minha espera. Neste dia a contagem dos passos deu 37470


1 comentário:

  1. Nada como o conforto da família para repor toda a energia , e dar forças para continuar e terminar a grande caminhada...

    ResponderEliminar