quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Férias 1996 - Espanha - Galiza e Asturias


Partida no dia 14 de Agosto de 1996 pelas 23h30m.

Primeira paragem em casa da Paula onde permanecemos até bem próximo das 3h00m. Nessa mesma noite ela partia para Benidorm. Após uns cafés e uma ou outra bebida para aquecer a noite fria e a minha garganta que começou a dar sinais de que precisava de “férias” eis que partimos rumo ao desconhecido.

Chegamos a Vigo lá para as 5h e alguns minutos , atestámos o depósito e fomos nós rumo á Corunha, onde chegamos por volta das 7h00m. Não se via movimento nas ruas, lá como cá era feriado.

Após uma rápida volta pela cidade, chegou a hora do pequeno almoço. Como nestas ocasiões quando entramos numa de escolher o local , demora , decidimos entrar no primeiro local aberto, assim foi.

Era uma “Cafeteria” com demasiado luxo para mim , mas como o sono já me comandava e as férias estavam a começar… , pedi um café , o empregado perguntou-me se era “solo” eu não sabia o que ele pretendia dizer com “solo” , vai daí o homem lá explicou , é que se pedir só café vem com um pouco de leite ( eu morria ) , como tal para mim tinha de ser o tal “café solo” , era muito fraco. Fraca não foi a conta , por um café e um pão com fiambre paguei a módica quantia de 800$00 . Nem mais . Já deu para pagar o luxo . Ocupamos 2 mesas ,abrimos os mapas e começamos a discutir o nosso destino. Com a preciosa ajuda dos mapas e de um roteiro do A.C.P. decidimos ir até ás Asturias, mais concretamente á cidade de Gijón.

Com o percurso definido , recolhemos o material e fomos dar uma volta pela cidade da Corunha , que já dava sinais de vida . Na marginal junto á praia comecei a tirar as primeiras fotos das férias.

Vimos um rallye de carros antigos , em que pelo menos uma dezena de participantes eram da nossa ilustre pátria . Como sempre os Portugueses marcam a diferença em qualquer parte do mundo , ora pela positiva ora pela negativa, neste caso especifico digamos que eram atrofiadores. Eu estava a ver toda aquela movimentação junto á mesa da organização e vi alguns espanhóis que queriam participar mas não queriam pagar no momento da inscrição, a organização não permita, aos Portugueses não colocaram nenhum problema , um chegou á mesa e disse que só pagava após o almoço , tudo bem , se calhar depois do almoço vinham para casa e não pagavam. A inscrição não era barata, ficava por 40 000$00 .

Outro aspecto em que marcaram a diferença , foi com os carros , quanto a mim os melhores carros eram “nossos” .

Pouco passava do meio dia , quando iniciamos a 2ª etapa do nosso percurso , etapa com fim previsto para Gijón .

Á saída da Corunha passou por nós um “Clio” branco cheio de Portuguesas , que buzinaram e acenaram para nós , nós já íamos atrás delas quando uma confusão tremenda no transito ( acidente na auto estrada ) fez com que nunca mais víssemos as lusitanas .

Prosseguimos o nosso caminho , eu como navegador , ia indicando as estradas por onde deveríamos seguir , não falhou. Passamos por locais bonitos , mas não dava para parar.

A nossa primeira paragem foi em Avilés ; uma desilusão , com uma poluição que não encontro paralelo em nenhuma cidade Portuguesa , como tal nem 5 minutos lá estivemos.

Chegada a Gijón próximo das 16h30m. , como era feriado o posto de turismo estava fechado , procuramos um quarto para dormir em meia dúzia de hotéis , tudo cheio. Nesta fase os nervos começaram a dar mostras da sua existência . Com a pouca serenidade existente decidimos partir em direcção a Villa Viciosa que fica aproximadamente a 30Km de Gijón . Local pequeno mas muito bonito , só que os hotéis estavam cheios . Nesta altura já começamos a admitir vários cenários :

Partir para Madrid onde passaríamos alguns dias.

Partir para León só para passar a noite e no dia seguinte pensaríamos no que fazer .

Partir para Oviedo e lá decidíamos o que deveríamos fazer.

Acabamos por decidir pelo ponto 3 , visto que teríamos que passar por Oviedo em qualquer das outras situações.

A nossa chegada a Oviedo deu-se por volta das 20h00m. , começamos a procurar hotéis , os dois primeiros estavam como todos os anteriores , só na terceira tentativa é que consegui arranjar um quarto num hotel de 3 estrelas , logo que soube que tinha quartos livres , aceitei de imediato nem o quarto vi , nesta altura já só queríamos umas camas para descansar.

O quarto deveria ser muito melhor para um hotel de 3 estrelas, não tinha condições nenhumas. Após um retemperador banho , fomos jantar , era quase meia noite, escolhemos um dos combinados que os espanhóis utilizam muito , mas não passa de “comida de plástico” . Após o jantar mais uma contrariedade , o vidro do farol traseiro estava partido , como foi não sabemos.

Quando chegamos ao hotel , após me ter deitado acho que não estive 2 minutos acordado , adormeci de imediato.

1 comentário:

  1. Ora férias!!! só essa palavra, ummmmmmm
    Zonas bem bonitas e muita La Movida!!!!!! ainda melhor......
    Deixaram escapar as Lusitanas,???
    Não!! 2 minutos já dá para muita coisa!!!!

    ResponderEliminar