quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Férias 2009 - Regresso a Casa ( Cap 1 )



Segunda Feira, 24 de Agosto de 2009

Dia da chegada a casa.
Acordamos cedo, o dia estava um pouco esquisito, via-se nevoeiro e isso fez-me pensar se de facto iriamos fazer o percurso que tinhamos estipulado, enquanto pensavamos fomos ao banho e preparamo-nos para sair. Eram 8h42 hora local, quando abandonamos o hotel. Ainda não tinha decidido se alteravamos ou não o percurso de regresso a casa. Assim que começamos a andar na estrada ficou decidido que iamos tentar fazer o percurso pelo Col D’Aubisque.
Saímos de Lourdes e entramos em zona rural tendo como cenário de fundo altas montanhas, montanhas que em breve seriam atravessadas por nós.
Fomos pela estrada D821 até Argelés-Gazost, local bonito, muito florido , aí entramos na D918, estrada de montanha, mas sempre com bom piso, começamos a subir, lentamente mas ia-se subindo, por ali ainda se via algum casario com caracteristicas tipicas de montanha, os telhados eram mais inclinados. Começamos a ver cenários idilicos , pelo menos tendo em conta os meus gostos, muitas e belas paisagens, sempre que possivel ia fotografando e de quando em vez filmando um pouco. O nevoeiro que me tinha assustado em Lourdes não se fazia sentir, o céu estava azul, o sol brilhava. De vez em quando aparecia uma pequena povoação, Aucun era uma delas, pequena e bonita, mas á medida que iamos subindo os sinais de casas iam desaparecendo, o que se via era um ou outro corajoso a pedalar subindo aquela encosta que nos levaria ao Col D’Aubisque. Na estrada periodicamente aparecia um marco em que tinha o sinal de um ciclista a pedalar e dizia a altitude a que estavamos, a subida até ao Col D’Soloum é puxada, dali ao Col D’Aubisque é uma subida moderada embora ainda se subam umas duas a três centenas de metros.
Logo após o Col Soloum paramos para contemplar toda a beleza que desfilava nos nossos olhos, tiramos algumas fotos e filmamos, aquilo era fantástico, na parte baixa da montanha via-se um enorme manto branco cobrindo o longo vale, era o nevoeiro que ainda escondia o céu do que existia lá no fundo, pois ele também nos impedia de ver o vale.
Enquanto estavamos parados passou uma auto caravana e três carros, nós passamos a fechar o grupo e assim fomos até ao Col D’Aubisque onde voltamos a ficar sozinhos para efectuar a ingreme descida.
No Col D’Aubisque não paramos, na altura entendemos não parar, mas agora penso que seria melhor parar, sempre tiravamos uma foto lá no alto para a posteridade, alguns carros estavam lá parados, existe um edificio que deve ser algum café restaurante. O que também encontramos no topo foram alguns cavalos selvagens, apenas umas meia dúzia e não mais. Iniciamos a ingreme descida e que descida. Não sei quando a volta á França passa por aqui qual a encosta utilizada, mas se fazem a subida pela encosta que agora desciamos ..., até doi só de ver.
Apesar da violenta subida, viamos alguns aventureiros e pelo menos uma aventureira, facto que nos deixou espantados mas nem todos resistiam, vimos um a caminhar, já não pedalava, aquilo não é nada fácil. Até a descida é complicada. Passamos em mais um estabelecimento , tipo café / restaurante que estava algures perdido na estrada mas que deve ser de grande utilidade a quem por ali passa, nós não paramos, continuamos a descer até que avistamos um pequeno aglomerado habitacional, Gourette.
Assim que lá chegamos paramos um pouco, mais com o intuito de deixar os travões do carro arrefecer um pouco, a descida até ali tinha sido muito exigente para os travões, havia que os deixar arrefecer. Gourette é um local tipico de montanha, gostei daquilo, a Nelly também gostou, filmamos e fotografamos. Achamos curioso foi as tonalidades que as montanhas tinham, o cenário era belissimo e nós estavamos a ter a sorte de estar ali. Estavamos de tal forma extasiados com a beleza natural que nem sabiamos as horas, não havia o minimo controlo do tempo, tudo fluía naturalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário