quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cap D'Agde 2009 - Visita a Marselha ( Cap. 2 )



A cidade de Marselha está dividida em duas partes  claramente distintas uma da outra, a parte antiga com ruas estreitas e a parte nova com largas avenidas. É uma cidade grande, muito existe para ver com mais tempo, no nosso caso neste dia não tinhamos tempo para isso, a viagem era quase que uma visita de médico, meia dúzia de horas por ali e não dava para mais.
O facto de ser uma cidade de costa dá uma outra frescura, mas o dia estava muito quente e cometi o erro de não levar uns chapéus ou bonés para protegermos a cabeça, apanhamos todo aquele sol na cabeça e na parte final não me sentia muito bem da cabeça, o sol tinha-me massacrado.
A cidade tem alguns recantos belos, curiosamente e sendo uma cidade com mar, praias quase não existem e as que existem são pequenissimas, a cor da água é fantástica.
Dos vários monumentos da cidade, aquele que parece ser o ex libris da mesma é uma igreja que fica no cume de uma elevação, a Notre Damme, nós passamos junto dela no autocarro, mas não a fomos visitar, dali tem-se uma vista da cidade. Outro dos locais por onde o autocarro passa obrigatoriamente é junto ao estádio, o Velodrome que fica situado na parte nova da cidade, nessa longa e larga avenida também vimos o que restava de uma feira, sexta feira, dia de feira em Marselha. Não deu para ver as dimensões da mesma, aquela hora já estavam nas limpezas do espaço . Andavamos pelas largas avenidas da parte nova da cidade e o circuito do autocarro caminhava para o términus o que aconteceu alguns minutos depois, muita coisa deu para ver, mesmo que apenas de passagem, mas temos a noção de que muito haveria para ver, para isso precisavamos de muito mais tempo, por agora tinhamos a noção que o tempo não dava para mais e com o tempo disponivel, pensamos que o rentabilizamos.
Saímos do autocarro e ficamos por ali apenas o tempo necessário para tirar mais algumas fotos e para a Nelly filmar mais um pouco, depois disso começamos a subir as avenidas que nos levariam de volta á estação.
Fotografamos um carrosel  bem perto do porto velho, a fachada do edifico da C&A que outrora foi um hotel, acreditando no nome decalcado na pedra da fachada e mais á frente numa loja do Marselha, entramos e saímos, não vimos nenhum souvenir interessante.
Ainda nos restava algum tempo, mas a vontade de andar sob aquele sol abrasador era reduzidissima, no entanto começamos a deambular por algumas transversais á avenida que seguiamos e descobrimos mais um pequeno mercado numa pequena praça. Eram de facto férias marcadas pelos mercados e feiras, mas este mercado deixava muito a desejar comparando com o mercado que vimos em Agde, contornamos o mesmo e voltamos á avenida e aí vi algo que reforçou a minha ideia sobre o ambiente de Marselha, vi um homem com aspecto magrebino o que por lá não é nada dificil encontrar a meter a mão na mochila de uma mulher com aspecto de turista . De facto o ambiente não era dos melhores e se eu tinha uma opinião formada..., aquilo apenas veio reforçar a mesma.
Já perto da estação decidimos ir comer qualquer coisa, fomos ao “Snack L’Escale” na Boulevard D’Athénes, desde o porto velho que andavamos a ver um local para almoçar , o Mc Donalds estava cheio, por isso entramos num estabelecimento que fazia kebabs de vários tipos.
O aspecto não era dos melhores, até os próprios empregados tinham um aspecto de gente desconfiada e não inspiravam confiança, mas arriscamos e entramos. Faziam kebab em gallete, em baguete entre outros, a Nelly estava interessada na baguete, mas creio que ela não tinha visto o tamanho da mesma, era um kebab que dava para almoçar, lanchar e talvez jantar, por fim pedimos dois kebabs gallete com batata frita.
Apesar do aspecto desconfiado dos empregados, tinham aspecto de árabes, ou turcos ou seja lá o que forem, mas europeus não eram, os kebabs estavam bons, comemos tudo, eu claro que comi bem mais depressa que a Nelly, o calor também se fazia sentir lá dentro, por isso após termos terminado pagamos e saímos, quem recebeu foi o empregado mais novo, todos os outros já eram de idades bem mais avançadas.
Se ali estava quente, quando viemos para o sol tivemos quase que um choque térmico, no entanto ainda atravessamos a rua para ver a montra de uma loja de material de satélite a “Hai Sat”, até o nome tem aspecto de árabe, após a qual  acabamos de subir a escassa dezena de metros que nos separava da enorme escadaria para a estação.
A subida das escadas é que custou, o calor estava a dar cabo de mim, de tal modo que logo que tive oportunidade refugiei-me dentro da estação, lá estava fresco. Fomos ao Mc Donalds dentro da estação para bebermos uma coca cola cada  , depois disso descansamos um pouco e tiramos mais algumas fotos para engrossar as nossa recordações das férias, até á hora do nosso comboio.

2 comentários:

  1. Olá Jupp!
    É precisamente por causa desse ambiente que eu não conheço quase nada de Marselha, que segundo históras que tenho ouvido contar, é talvez a cidade mais perigosa de França. Dizem que até nos parques de campismo há muitos roubos. Portanto, vale mais prevenir e não ver. Felizmente a França é muito grande.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo João Morgado !
    De facto o ambiente que se respira em Marselha é muito diferente daquele que se respira em todos os locais que tenho visitado naquele país e curiosamente senti isso, mal saí do comboio.

    ResponderEliminar