quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Paris - Chegada


Chegou o dia de darmos inicio aquele que teoricamente prometia ser o momento mais alto das férias deste ano.

Saimos do centro bem cedo, esperamos pela camioneta que nos levaria até á estação e lá esperariamos pelo comboio que nos levaria até á cidade luz, Paris. Era para mim um momento carregado de simbolismo, por finalmente poder concretizar um sonho, o sonho de andar no famoso comboio de alta velocidade, o TGV e principalmente por ir a Paris com a Nelly, ela também estava ansiosa, seria a primeira vez que ela ia a Paris, por isso para mim também era importante, pois ficará para todo o sempre gravado na memória dela que a primeira vez dela em Paris foi comigo.

Como esta era a minha terceira vez em Paris, a minha “responsablidade” seria triplicada, pois teria que lhe tentar mostrar o máximo possivel de Paris, dentro obviamente dos meus parcos conhecimentos daquela enorme, bela e glamourosa cidade.

Esperamos na gare de Agde pelo comboio, antes dele ainda passou um outro TGV mas com outro destino e um comboio desginado por “Corail” que ia para Mets, longo comboio aquele, finalmente lá chegou o nosso, começamos a avista-lo na longa recta e parecia não ter grande vontade de chegar, tão lenta era a sua velocidade, pelo menos parecia.

Comboio com dois pisos, nós viajamos no 2º piso. A azáfama foi alguma para encontrar a nossa carruagem, já para encontrar o nosso lugar foi relativamente simples. A nossa bagagem era pouca, apenas a minha mochila, pois a nossa estadia seria curta, passariamos apenas duas noites e dois dias por lá.

Inicialmente as minhas expectativas sobre o TGV sairam goradas, a velocidade era a de qualquer vulgar comboio, o conforto também não era nada de especial, mas afinal que tinha aquele comboio de especial ? . Bom á partida era o preço dos bilhetes, a viagem de ida e volta para os dois, andou acima dos 300 euros.

Passamos em Sete, local que tinha merecido a nossa visita no ano anterior, seguimos para Montepellier, cidade onde passei em 87 na memoravel viagem a Viena na Austria. Em Montepellier o que me chamou a atenção foi o que julgo ser metro de superficie, as carruagens eram pintadas com uma mescla de várias cores. Partimos para Nimes, pouco deu para perceber acerca da cidade, por isso não posso ajuizar sobre a mesma. Ali naquela estação o comboio juntou-se a um outro que vinha de Marselha, curioso e motivo de risos por parte dos passageiros era a forma e a voz do responsavel do bar do comboio.Próxima paragem, Gare de Lyon- Paris.

Após a partida de Nimes, o comboio começou de facto a fazer juz á sua fama de comboio de alta velocidade. Achei que é uma falha não ter a informação da velocidade a que o comboio circula, por cá o Alfa Pendular tem paieis com essa informação para os passageiros, ali não e eu gostava de saber. Fiquei satisfeito, realizei o meu sonho e afinal as expectativas não sairam goradas.


Foto de autoria de Jupp


1 comentário:

  1. Parabéns!! uma descrição perfeita..uma coisa interessante a meu ver...transparece sentimento, envolvencia... MUITO BOM....

    ResponderEliminar