sexta-feira, 17 de abril de 2009

Algarve IX

Sexta Feira, 26 de Fevereiro de 1999.

Enfim, chegou a hora do regresso a casa, com calma, a viagem era longa e depois de uns dias fabulosos nada podia correr mal , para não estragar o que de bom tinha acontecido.

Levantamo-nos bem cedo, não sei as horas ao certo, creio ter sido por volta das 7h 30m,mas foi certamente o dia em que nos levantamos mais cedo.

Os sacos tinham ficado prontos na véspera, agora era só tomar um bom banho matinal e arrumar as coisas de higiene pessoal. Depois era ter vontade para fazer os 600 e tal km que nos distanciavam de casa.

Depois de verificarmos que não deixávamos nada no apartamento, fui à parte mais dolorosa, pagar a conta. Antes de partir tiramos as últimas fotos junto da nossa casa esta semana, depois disso então partimos para junto da recepção. Pouco tempo me demorei, aliás sempre que temos de pagar não demora nada , demora é quando temos de receber.

Como a entrada para o aldeamento é majestosa eu queria ter uma junto da mesma, então a MJ tirou aquela que foi a última foto tirada no Algarve, e agora sim estava tudo pronto para a partida.

Eram sensivelmente 8h 30m quando tal se verificou, pretendia almoçar em Fátima, se tudo corresse bem certamente iria dar, o que eu não estava disposto era carregar no pedal, queria ter todo o cuidado, por isso a minha velocidade cruzeiro era uma velocidade em ritmo de passeio.

A viagem corria bem, os km iam ficando para a história, cada vez estávamos mais perto apesar de ainda continuarmos bem longe.

O movimento até chegar a Grândola que é onde começava no nosso caso a auto estrada era significativo, por vezes tive de fazer uma ou outra ultrapassagem mas sempre com a maior precaução, não corria o mínimo risco, nem estava disposto a correr. Depois de entrar na auto estrada as coisas ficaram muito mais simples, e o transito também era quase inexistente pese embora ser sexta feira.

Durante a viagem fizemos o balanço desta sensacional semana.

Talvez pela conversa ser agradável o tempo foi passando e o carro ia galgando km quase sem nos apercebermos. Mas eu tinha de continuar bem atento, ali qualquer distracção pode ser fatal. Para evitar um engano, coisa que não tinha faltado nestes últimos dias, quando a auto estrada se juntou com a que vem de Évora eu tive que prestar mais atenção, tudo porque um pouco mais à frente ia aparecer uma bifurcação, eu tinha de seguir a direcção da Ponte Vasco da Gama, se me enganasse iria perder muito mais tempo, nesse caso iria ter de atravessar a cidade de Lisboa , o que não dava jeito nenhum. Mas os enganos também já deviam ter terminado, pois eu não me enganei e entrei do desvio certo, pouco depois estava a desembolsar pouco mais do que 300 escudos para atravessar a ponte Vasco da Gama.

Claro que quando aqui cheguei já tinha atendido mais algumas chamadas no meu telefone, desta vez tinha sido o Firmino e o Alberto por causa do jogo do fim de semana, eu já tinha colocado de lado a ideia de ir ver o jogo ao estádio.

A travessia da ponte foi feita com a maior das calmas para se poder contemplar a paisagem e também a descontrair para entrar na confusão que seria na auto estrada A1 pelo menos durante um bocado.

Se tive de prestar muita atenção às placas quando queria encontrar a direcção da ponte , agora mais precisava para encontrar a entrada para a auto estrada A1, não foi difícil mas o transito era imenso . Era uma enorme confusão, eu conduzi com todo o cuidado e devagar, queria sair o mais depressa possível daquela região, também começava a procurar uma bomba da BP para atestar o depósito. Pouco depois de Aveiras o transito aliviou imenso, a hora também começava apertar um pouco, começava a ter dúvidas se chegaria a tempo de almoçar a Fátima.

Chegado ao posto de abastecimento de Santarém e como o posto de abastecimento era da BP lá enchi o depósito do carro, nesta viagem tinha dado um bom incremento aos pontos no meu cartão da BP.

Aumentei um pouco o ritmo da viagem, agora queria chegar mesmo a Fátima para almoçar e também para mostrar o santuário à MJ, seria essa a última visita que efectuaríamos estas férias.



1 comentário: