quinta-feira, 16 de abril de 2009

Algarve VIII


Começamos a efectuar o caminho de regresso a Albufeira, só que eu previa fazer imensas paragens pelo caminho, primeiro queria ver algumas praias que são conhecidas pela prática de nudismo, queria ver se são praias recatadas. A primeira fica logo à saída de Sagres, é a praia do Martinhal, o caminho nem é mau e a praia até que é bonita e pequena, reparei que ali bem junto e com boa vista para o mar tem um Motel. Deve ser agradável passar ali um bocado de tempo e ver a pequena baía que faz a praia.

Voltamos à estrada em direcção a Lagos. Quando vi uma placa a indicar praia da Ingrina, decidi que ia visitar essa praia, mas como era hora de comer qualquer coisa. Bem junto ao cruzamento tinha um café, estacionei . Pedi duas sandes de fiambre com colas para acompanhar. O café estava quase vazio, tinha uma mulher sentada numa mesa quase ao lado da nossa que tinha um aspecto um tanto ao quanto suspeito, tanto eu como a MJ não estávamos a gostar daquilo, enquanto a MJ foi à casa de banho o empregado foi arranjar as sandes. Se não fosse a fome bem que não comia a sandes, tinha muita manteiga, o que safou um pouco a situação foi a cola para amenizar o sabor da manteiga. Estava ansioso por abandonar aquele café, era pequeno e decorado com bastantes coisas alemãs, no Verão deve ser bastante frequentado por alemães. Mal saímos do café tanto eu como a MJ comentamos que não gostamos do ambiente do café, estávamos em plena sintonia. A estrada que nos levaria até à praia era estreita e com o piso irregular apesar de ser em alcatrão. Eu pensava que era perto mas andamos pelo meio dos montes e da praia nem sinal. Alguns km já se tinham passado quando apanhamos um bifurcação com placas a indicar duas praias, a Ingrina e a do Zavial, eu tinha vontade de visitar as duas, segui a direcção da Ingrina, era mais conhecida como praia de nudismo.

Existem por ali algumas casas bonitas e um pouco escondidas, deve ser bonito viver ali, finalmente começamos a descer, sentíamos que o mar estava perto. Quando lá chegamos ficamos um pouco desiludidos, era uma praia pequena e com acesso fraco, de tal forma que achei melhor nem ir ver como era a praia do Zavial, não estivemos ali tempo nenhum, foi chegar olhar, dar a volta ao carro e partir à procura de locais mais bonitos.

Regressamos à estrada, depois dali só existia mais um local que eu sabia ser frequentado por nudistas, era a praia da Salema, só que já não tinha a certeza se ia visitar a praia, dependia de como eu achasse que era o acesso, como tal continuamos a andar em direcção a Lagos.

Passei a placa que indicava a praia da Salema, não virei porque quando me apercebi da placa já estava muito em cima, fica para um próxima oportunidade, onde virei foi um pouco mais à frente onde dizia "Luz" estava próximo de Lagos. Aquela zona já eu conheço e queria mostrar à MJ, só que não consegui encontrar o caminho para a praia, lamentavelmente só andamos pelo meio de urbanizações de casas térreas, que apesar de serem bonitas não era o suficiente, o que eu queria mesmo era a bonita praia , mas como não encontrava o caminho decidi voltar à estrada 125.

Antes de chegar a Lagos novo desvio, desta vez queria mostrar a Ponta da Piedade à MJ e também a praia do Camilo. O primeiro local a receber a nossa visita foi a Ponta da Piedade, ali tiramos mais fotos para a já vasta colecção, a MJ também decidiu comprar umas lembranças.

A MJ estava a gostar do passeio, ela gostava e eu ficava satisfeito com isso. Fomos até junto da praia do Camilo, o vento já começava a tornar-se um pouco desagradável, mais fotos junto à estrada, nem descemos à praia o tempo não estava a cativar uma descida pelos imensos degraus que nos levam até ao areal. Como estava a ficar o tempo , sentimo-nos cativados foi a entrar no pequeno café que ali existe e tomar qualquer coisa, claro que essa qualquer coisa para a MJ tinha de ser café, para mim foi uma cola.

A nossa visita aquela zona estava a chegar ao fim, antes de partir para Lagos ainda fiz uma breve paragem na praia D. Ana a MJ também gostou, acho que ela estava satisfeita.

Descemos até Lagos, é quanto a mim um dos locais mais bonitos do Algarve, lamentavelmente desta vez não ia dar para andar a passear por ali, era mesmo só de passagem, o tempo também estava a ficar muito escuro e com um vento forte e desagradável, o pior de tudo é que não tinha levado roupa para agasalhar e por isso só se estava bem dentro do carro.

Parei junto da marina de Lagos por dois motivos, um para tirar fotos , o outro motivo era para poder levantar dinheiro, estava sem dinheiro no bolso e ia precisar para o jantar, hoje como era a nossa última noite das fériass íamos jantar fora.

Logo que levantei dinheiro partimos de encontro a Albufeira, não previa parar em mais nenhum local, agora seria directo até ao apartamento.

Ao chegar a Porches lembrei-me de mostrar Armação de Pêra, só que quando me lembrei disso já tinha passado o local onde deveria ter efectuado o desvio, agora só seria possível em Alcantarilha , o que já não dava, era para mostrar um dos aldeamentos turísticos de luxo e dos mais caros do Algarve , a Vila Lara, só dava para ficar mesmo pelo centro de Armação de Pêra.

Fiquei surpreendido com as diferenças que por ali se registaram nos últimos anos, está muito diferente do que era quando eu ali passei férias. Mas deu para mostrar a praia à MJ e também o parque de campismo onde eu fiquei "hospedado" quando ali passei férias.

Esta rápida passagem por Armação fez-me recordar um pouco o passado. Logo voltamos à estrada, e desta vez se não me lembrasse de mais nada era mesmo para ser directo ao apartamento.

O transito na 125 era considerável no entanto não estava congestionado, estava fluido o que era bem bom, de tal modo que fizemos bem o caminho até um local que tinha uma placa a indicar Albufeira, optei por seguir aquela estrada, pensei que ia dar direitinho ao centro de Albufeira, e estava correcto, só não pensei que fosse ver muito mais de Albufeira , que para mim era desconhecido. Entramos em Albufeira, fiquei surpreendido, era um local bem maior do que eu imaginava e também é um local bonito. A MJ queria ver a praia, eu também, mas não vimos, as ruas são muito estreitas e eu também tive receio de me meter onde não devia, como tal voltamos para trás, só que a MJ fazia questão de visitar aquilo por ali e para não me dar cabo da cabeça, lá procurei um lugar para estacionar o carro. O local onde estacionei o carro tinha aspecto de ser um local onde se efectua uma feira, pelo menos vi a desmontar algumas tendas e a meter materiais em carrinhas.

Com o carro estacionado partimos à descoberta de Albufeira, ou melhor parte dela. Confesso que para quem tinha má impressão de Albufeira sem nunca conhecer, até reconheço que é um local bonito e deve ser bastante movimentado nas férias. Demos uma pequena volta pelas imediações e claro está que a MJ tinha de gastar dinheiro, simpatizou com uns chinelos que tinha visto numa sapataria, eu não gostava deles, gostava mais de outros que lá estavam, só que depois de ela os ter calçado mudei de opinião e acabei por lhe dar razão. Mais uma compra em terras do Algarve. Continuamos a nossa curta volta e acabamos por não ir à praia, ficava essa falha.

A noite começava a cair, começavam a ser horas de regressar ao apartamento e começar a preparar as coisas para a nossa partida matinal de regresso a casa, era caso para dizer que o que é bom tinha acabado.

Chegados ao apartamento, tomamos um bom banho de água quente para acabar de vez com o desconforto provocado pelo imenso , forte e frio vento que se fez sentir durante quase todo o dia.

Depois do bom e delicioso banho e antes de ir jantar ao mesmo restaurante, o Caneca de Prata, começamos a tratar de arrumar os sacos, queríamos ter tudo preparado para no dia seguinte ser só tomar banho e partir, queríamos partir bem cedo, no caminho queria efectuar uma paragem para despedida e nada melhor do que ser em Fátima.

Os sacos estavam prontos, a fome também já se fazia sentir, fomos jantar.

O jantar estava delicioso, ambos fomos num bife só que de modo diferente, o meu estava fabuloso, era tenro e tinha um molho delicioso , e eu que nem costumo ligar e gostar de molhos. O jantar já se tinha ido, regressamos ao apartamento, o tempo voava, quando se está bem o tempo passa rápido demais.

3 comentários:

  1. Excelente blog com fotos e boas crónicas...parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Os ingleses e os alemães têm algo em comum. Para onde vão em geral tem a tendência de explorar imobiliária e tornam os precos exorbitantes, num país que não é deles. Tem acontecido assim em certos países da America Central e do Sul. Espero que o mesmo não aconteça em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. E em Portugal, no Algarve, acontece algo parecido

    ResponderEliminar