sábado, 18 de abril de 2009

Serra da Estrela

Sábado, 27 de Fevereiro de 1999.

As férias algarvias já tinham terminado, agora tinha este dia para ser dedicado a uma visita à serra da estrela, era a primeira viagem que o meu pai fazia uma viagem com o grupo.

Saímos de casa pouco passava das 7 horas, como sempre fomos por casa do Adélio e dali seguimos para casa do António Augusto, depois disso o caminho foi o de sempre, apanhamos a auto estrada A1 até à saída para a IP5 próximo de Aveiro. A partir dali e como íamos entrar na IP5 , estrada que também está com tolerância zero, o Fernando tomou mais precaução na estrada, mas nada de anormal se passou.

Saímos na saída para Mangualde e fomos ao Pingo Doce, dantes era um super dos Três Mosqueteiros. Fomos tomar o pequeno almoço, o caminho até ali tinha decorrido como sempre, com o Fernando a contar umas piadas e por vezes com conversas triviais ,mas sempre com o intuito de animar o pessoal.

Depois de Mangualde tomamos a direcção de Gouveia, local onde chegamos pouco depois, ali como tem o museu pensamos que seria boa ideia levar lá o Adélio, assim foi feito. Alguns não entraram, ficaram no exterior, nesse grupo eu estava incluído, já tinha visitado o museu. Terminada a visita, fomos para uma aldeia que se chama Melo, é lá que fica o restaurante "Fonte dos Namorados" era ali que íamos almoçar , tal como tem acontecido nas nossas últimas viagens efectuadas à serra.

A ementa constou do costume, Javali, Moelas na Telha, Chanfana e Vitela, estava tudo muito bom, para acompanhar foi um bom vinho tinto.

Partimos para o alto da serra à procura de neve e consequentemente diversão.

Em Manteigas paramos para encher umas cameras de ar, de forma a poder deslizar com aquilo na neve.

Já tínhamos passado nas Penhas Douradas e de neve nem sinal, suspeitava que a neve já tinha derretido, subimos para a Nave e só bem perto desta é que começamos a ver alguma neve mas coisa pouca, aquilo que víamos não dava para as nossas brincadeiras. Continuamos a subir para a torre, e só dessa forma pudemos começar a ver neve a "sério", o que também começou a aparecer em abundância foi o nevoeiro, isso vinha estragar um pouco os nossos planos.

Próximo da torre estacionamos a carrinha, já na direcção do Sabugueiro e fomos então tentar gastar algumas energias na neve que por ali existia.

Estava muito frio e também um vento bastante forte, o nevoeiro só dava para ver numa extensão de aproximadamente 20 metros nada mais, por tudo isso o meu pai nem da carrinha saiu, ficou lá dentro, sempre era bem mais quente.

O resto do pessoal estava a divertir-se quando chegou uma camioneta cheia de pessoal, era quase tudo raparigas que aparentavam andar pela casa dos 16 , 17 anos, bom começou a ser uma confusão generalizada, e o espaço começou a ser pouco para tanta gente, por isso de vez em quando lá aconteciam choques sem consequências entre algumas pessoas.

Como começou a ser demasiado confuso estar ali e como também começava a anoitecer, colocamos um ponto final nesta nossa visita.

Quando iniciamos a viagem para o Sabugueiro, passamos por umas camionetas de pessoal do norte, estavam com todo aquele frio no exterior a comer e a beber , o Fernando quando viu vinho pediu, resultado encheram uma caneca e quase todo o pessoal da carrinha bebeu, eu não bebi porque achei que já tinha bebido a minha conta por hoje.

Descemos até ao Sabugueiro e fomos, ou melhor foram às compras, mais uma vez o meu pai não saiu da carrinha, depois das compras efectuadas foi o regresso a casa , chegada que se efectuou aproximadamente por volta das 21 horas. Agora esperava-me uma semana de trabalho para partir de novo de férias , desta vez ia com o meu pai e com a Ana Maria até S. Miguel nos Açores, aguardava a partida com alguma ansiedade, Até lá tinha que esperar que os dias fossem passando sem nada de anormal acontecer.

Agora sim, tinha mesmo terminado uma semana toda ela fabulosa, pena é não ser sempre assim.



1 comentário:

  1. Muita diversão !!!!
    Realmente a Serra da Estrela é bem mais interessante com neve...
    Mas é sempre local para se visitar que todas a vezes são poucos..

    ResponderEliminar