quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vila Nova de Milfontes - A Chegada


Na zona de Alcácer do Sal começamos a avistar os ninhos nos postes feitos pelas cegonhas e quando me apareceu o primeiro posto de abastecimento parei para encher o deposito. Era um posto da Galp, actualmente abasteço na Galp ou na BP. Enquanto abastecia a MJ foi ao Wc e após isso tomou um café, café tirado das máquinas.

Entramos na estrada que nos levava até Sines, o transito já era mais frequente, de tal forma que devido à minha velocidade por vezes conseguia juntar uma serie de carros atras de mim, mas assim que podiam passavam para a minha frente e rapidamente me desapareciam de vista. Eu tinha quase que inconscientemente definido aquela velocidade como a minha velocidade para este percurso e por isso seria dificil alterar o mesmo, dessa forma também poupava gasolina.

Junto a Sines e perto da primeira praia avistamos uma autêntica feira, mas felizmente estava afastada o suficiente para não interferir com o transito. Cada vez estava mais perto o nosso ponto de chegada para este primeiro dia. Depois de passarmos Porto Covo já só tínhamos Milfontes pela frente , local onde chegamos pouco tempo depois.

Na recepção do parque de campismo a empregada é a mesma desde que conheço o parque, uma mulher cheia de sardas na cara. Fiquei também a saber que a minha ficha ainda existe no parque, pois através do nome ela chegou aos restantes dados. O local que escolhemos para montar a nossa “casa” neste dia foi um local perto dos wc e era uma zona cercada de sebes, fazendo as sebes como que um muro a delimitar a nossa área, dava para instalar a tenda e também dava para termos o carro junto de nós . Após termos instalado a tenda decidimos ir até à praia, o tempo aos poucos foi limpando e estava a ficar uma tarde excelente para fazer praia.

A fome já dava alguns sinais, mas como eu tinha pensado em ir até a Zambujeira do Mar mais precisamente à praia de Alteirinhos optei por me fazer à estrada e comeríamos alguma coisa na Zambujeira. Eu sabia que ficava afastado de Milfontes, só que estava a achar que estava a ficar demasiado afastado, mas não, estava no caminho certo, afinal são vinte e poucos km de distância. Chegados á Zambujeira arranjamos um bom local para estacionar o carro e fomos ver algum local onde poderíamos comer qualquer coisa para matar a fome, a hora já não era própria para ir a um restaurante, seria difícil arranjar algum restaurante que servisse, por isso optamos por ir a um café que fica ali no centro e pedimos uma bifana em pão para mim e um prego em pão para a MJ. A bifana estava boa, quando ao bife da MJ nem por isso, o bife tinha muito nervo e ela teve de deixar um bocado pois não se conseguia comer, mas foi o que se conseguiu arranjar, esperava que à noite desse para colmatar estas falhas. Para levar para a praia a MJ decidiu comprar 2 bolos, tipo bolo de arroz e um Santal Bi , um novo sumo da Santal em que inclui sumo de abóbora. Embora ali aceitasse pagamento com cartões eu tinha vergonha de pagar aquela despesa com cartão , por isso paguei em dinheiro.

A MJ não se recordava da praia de Alteirinhos, recordava da praia da Zambujeira, mas a minha ideia era mesmo ir para Alteirinhos, por isso fomos para o carro e descemos a rua que nos leva à praia da Zambujeira, eu já sabia que tinham construído uma pequena ponte sobre a ribeira que ali passa, mas desconhecia que tinham colocado piso na subida para a praia de Alteirinhos, não tem em todo o percurso, , tem em alguns metros, mas isso melhorou imenso o acesso. O parque da praia estava cheio e perto dele estavam 2 policias da Gnr, não sei se estavam a guardar os carros , a vigiar a praia ou a ver os corpos das banhistas.

Fizemos a íngreme descida para a praia, estava com dúvidas se a MJ gostava da praia visto ter de fazer toda aquela subida íngreme quando viéssemos embora e também pretendia ir para um recanto da praia, onde se fica mais resguardado. O local para onde queria mesmo ir não dava, já que a maré estava a encher e o acesso era complicado sem ser pela água, como tal, ficamos o mais próximo possível do local pretendido, ficamos num local bonito, a MJ fez Topless. A tarde ficou magnifica para fazer praia, até a água estava boa, embora custasse um pouco a entrar . Ocupamos o nosso tempo andando a ver conchas e pedras e depois estivemos a jogar o jogo da velha ou do galo como se queira chamar, foi um jogo repartido, mas creio que um ligeiro ascendente da minha parte. Dessa forma fizemos a nossa primeira tarde de praia em 2003. A MJ já é morena , mas o sol pega muito mais facil nela do que em mim que sou branquinho, eu nem se notava que tinha estado na praia, ela já tinha a marca da calcinha do bikini.

A hora de regressar a Vila Nova de Milfontes tinha chegado, ainda pensei em jantar e seguir depois para o parque, mas optei pela opção mais tradicional, que consistia em regressar ao parque, tomar um bom banho de água quentinha e depois já frescos irmos jantar tranquilamente, assim aconteceu.

O banho soube bem, foi um banho de água quente.

Como hoje estava numa de beber umas cervejas optei por deixar o carro a descansar no parque e fomos a pé á procura do costume, um restaurante que agradasse e que aceitasse cartões visa. Lá conseguimos encontrar um restaurante que nos agradou, era um restaurante agradável. Após consultar a lista e verificar que tinha mais que um prato que me agradava optei pelo mesmo prato da MJ, Costeletão. Veio uma enorme travessa para a mesa com dois grandes bocados de carne e com batatas fritas a acompanhar. A comida estava uma delicia, assim como a cerveja preta que bebemos, essa estava fresca e que bem sabia. O empregado que nos serviu era estrangeiro, tudo indicava ser de um dos países que se formou após o fim da União Soviética. Os talões com as contas geralmente ficavam com a MJ, eu ficava com os recibos dos pagamentos do visa para quando vier a dolorosa eu confrontar os valores.

Regressamos ao parque, era hora de dormir, finalmente iria dormir, a noite anterior tinha sido passada parte em Vigo e o resto a conduzir, por isso o cansaço era notório.


1 comentário:

  1. Zona bastante bonita, principalmente pela beleza da natureza....

    ResponderEliminar