quinta-feira, 30 de abril de 2009

Tavira - A Chegada

Deixamos Sagres e dirigimo-nos para Lagos, seria aí a nossa próxima paragem, eu queria ir à Ponta da Piedade. Ao chegarmos a Lagos enganei-me na saída para a Ponta da Piedade, mas enganos daqueles não são problemáticos, acabamos por facilmente encontrar o caminho certo. Na Ponta da Piedade fomos por iniciativa da MJ ao cais onde tem os pequenos barcos para fazerem os passeios pelas grutas ali existentes, é um tipo de passeio que nunca fiz mas sempre desejei fazer e ficou ainda por fazer pois é um pouco caro e neste fase era impensável, mas um dia farei. Como diz o ditado a descer todos os santos ajudam, mas a subir ...., a MJ que o diga, chegou ao topo da escadaria sem fôlego. Vimos aquela zona, por vezes a MJ acercava-se demasiado das ravinas e ficava um pouco preocupado, qualquer deslize poderia ser fatal, eu prefiro não arriscar, por isso mantenho uma margem de segurança. Nas tendas de vendas a MJ comprou uns pequenos bordados, para ela . Dali seguimos para a praia do Camilo, também é uma pequena praia metida no meio de falésias, pouco tempo estivemos por ali, apenas o tempo suficiente para registar na máquina algumas imagens do local e partimos, começávamos a ficar cansados e um pouco ansiosos por chegar a Tavira, é que algumas incertezas imperavam, se o parque estava aberto, se tínhamos transporte de barco para a ilha etc, etc, por isso reinava alguma expectativa entre nós. A saída para Lagos foi feita sem antes me ter enganado de novo no caminho, estas férias começavam a ser marcadas um pouco pelos enganos na estrada, mas felizmente enganos de pequena monta, nenhum deles era importante. À saída de Lagos apanhamos uma fila e pensei que poderia ser algum acidente, infelizmente estava correcta a minha previsão, junto a umas bombas de gasolina à saída de Lagos tinha havido um acidente e com mau aspecto, se é que existe algum acidente com bom aspecto, não sei se houve feridos ou até consequências mais graves, mas prosseguimos o nosso caminho tranquilamente.

Logo que nos apareceu a entrada para a Via do Infante fui para ela, não me fiz rogado, afinal podíamos percorrer quase todo o Algarve em auto estrada e gratuitamente, também tinha de aproveitar pois o governo quer começar a cobrar portagens.

Ali a velocidade foi a minha velocidade cruzeiro, andava nos 100km/h, a essa velocidade dentro de 90 minutos aproximadamente estaríamos em Tavira . Entre Loulé e Faro deu para ver um pouco do que será do novo estádio, quem começava a dar mostras de alguma impaciência era a MJ, ela estava ansiosa por chegar a Tavira, eu também estava, pois desde que saí de casa já tinha percorrido pouco mais de 1000 km. Quando avistamos Tavira foi como um certo alivio, tínhamos chegado, mas ainda faltava desfazer as nossas dúvidas, dentro de alguns minutos elas seriam desfeitas.

Segui o caminho do centro da cidade, mas junto à câmara tive uma surpresa, o caminho estava cortado devido as uns festejos, tinha de voltar para trás, mas talvez à espera de algum milagre perguntei a um policia que ali estava como ia para as 4 águas, o que ele me disse foi um caminho mais longo do que o que eu iria seguir. Como não houve nenhum milagre lá fui eu dar a volta, ainda queria filmar a decoração só que o transito não o permitia por isso nada se filmou.

Chegados ao cais desfizemos as nossas dúvidas, o parque estava aberto e também existiam barcos a funcionar, só que o último barco para a ilha partia do cais às 21 horas, isso não permitia que viéssemos jantar à cidade, mas sempre daria para jantar no restaurante 4 águas que fica perto do cais. O preço do bilhete como seria de esperar estava mais caro, mas como tinham passado 2 anos era natural que o aumento fosse um pouco elevado, assim cada bilhete de ida e volta ficava por 1 euro.

Apanhamos o barco para a ilha, devido ao ainda pouco movimento, só tinha dois barcos em funcionamento e fomos no mais pequeno. Apesar de não levarmos tudo o que precisávamos, já íamos suficientemente carregados, quando viéssemos jantar ao restaurante 4 águas levaríamos mais alguma coisa, dessa forma custava menos, não precisávamos de ir carregadissimos.

Na recepção do parque fomos atendidos por uma jovem e bonita rapariga, principalmente os seus olhos eram bonitos, fizemos a inscrição e pagamos logo a estadia, o dinheiro começava a desaparecer a passos largos. Escolhemos o local para montar a nossa casa para duas noites, espaço não faltava, mas teria de ser um bom local e a MJ escolheu esse local. A entrada ficava entre duas árvores, ficou bem. Após a tenda montada e tudo devidamente arrumado fui ao wc. No regresso a MJ contou-me que um dos nossos vizinhos que tinha aspecto de estrangeiro foi até á frente da nossa tenda espreitar, mas ao ver a MJ afastou-se, não gostava muito daquilo , por isso teríamos de tomar cuidado com os nossos valores e documentos.

Por volta das 19 horas apanhamos o barco de volta a 4 águas, era hora para ir jantar e apanhar mais algumas coisas do carro.

O jantar foi no restaurante 4 águas, é um restaurante onde se come bem e aceita cartões, por isso tínhamos todos os motivos para estar tranquilos e saborear a comida. Como o restaurante aquela hora tinha poucos clientes , quase monopolizávamos os empregados, fomos atendidos por 3 empregados, um homem que era o mais velho de todos, uma rapariga novinha e um rapaz igualmente novo.

Como hoje não ia precisar de conduzir, decidi que o meu jantar ia ser acompanhado por umas cervejinhas bem frescas, talvez desse goleada à MJ, pois excluindo o jantar em Vila Nova de Milfontes, nunca podia acompanhar a MJ a beber.

A MJ pediu para jantar arroz de marisco, eu fui para um bife com pimenta verde, bem regado pela sempre saborosa e fresca cerveja super bock. A comida estava boa, mas talvez a melhor aposta tenha sido a da MJ, não que o meu estivesse mau, bem pelo contrário, mas existe sempre um nr. 1 e neste caso era o prato eleito pela MJ. No dia seguinte caso ali voltássemos seria esse o prato por mim eleito.

O tempo passou rápido, enquanto esperei pela conta a MJ foi indo para apanhar algumas coisas no carro, eu fui lá ter após pagar a conta.

O barco partiu antes das 21 horas, quem ali chegasse às 21 horas já o barco estava na ilha e a opção para ir para a ilha era bem mais cara, teria de apanhar o aqua taxi e teria de desembolsar uns bons euros, a viagem fica por 6 euros mas tem um agravamento de 25 % a partir das 21 horas.

Apesar de nos sentirmos um pouco cansados ainda era cedo para dormir, por isso fomos até junto da praia e ficamos por ali a conversar um pouco, deitamo-nos nos cadeirões e passamos um bocado de tempo, quando começamos a sentir que estava a ficar uma aragem fresca optamos por nos resguardarmos naquela que era a nossa casa por estes dias.

Uma das coisas que me deixava surpreendido era o números de jovens, raparigas e rapazes, que estavam a acampar sem a companhia dos pais, para muitos deveria ser um prémio pelo final do ano lectivo, mas não deixei de ficar surpreendido, também é um sinal que o nosso país está a deixar de ser tão conservador quanto era ainda não vai muito tempo, bom ou mau ? o tempo o dirá, mas como já disse anteriormente tudo tem o seu lado positivo e o negativo, desde que o positivo tenha domínio sobre o negativo não tem nenhum problema.



2 comentários:

  1. Deve ser uma zona bastante interessante e bonita ..

    ResponderEliminar
  2. You travelled a lot and write a lot too ...
    I wish I have that ability & luxury :)

    Thanks for visiting my blog.

    Greetings.

    ResponderEliminar