terça-feira, 3 de março de 2009

Férias 1996 - Açores - S.Miguel - A Minha Terra VIII


8 de Setembro de 1996. Ia conhecer um local de que tanto ouvia falar por aqui e não conhecia, o Nordeste. Partimos de casa do Luís por volta das 11horas, seguimos em direcção á Ribeira Grande. Quando chegamos á Ribeira Grande fomos a um café tomar qualquer coisa, aproveitei para levantar algum dinheiro. A paragem seguinte seria num local que para mim foi uma surpresa, desconhecia que existia chã.
Visitamos a fábrica Gorreana, vi como se faz o chã de um modo artesanal, obviamente que comprei uma embalagem de cada tipo. Foi uma visita rápida, mas muito interessante . Prosseguimos o nosso caminho, passei próximo de uma terra que me ficou na memória desde a minha primeira passagem, o seu nome é simplesmente “Maia”, desta vez não vi . Passei por locais curiosos pelo menos no nome, recordo-me de locais como “Achada” e “Achadinha”. Estávamos cada vez mais próximo do Nordeste, o Luís cada vez mais falava das belezas da região. O que é certo é que logo que entramos no Nordeste notou-se uma melhoria nas bermas da estrada. Um pouco á frente existe uma cascata , esta é de água fria, era mais um bom local para ser explorado, talvez numa próxima oportunidade. Locais como este no Inverno , devem ser belíssimos, com o caudal da água superior, ver a mesma correr por aquele leito acidentado. Locais extraordinariamente belos existem por aqui, é difícil dizer que o local (a) é mais bonito que o (b), beleza é coisa que abunda por estas paragens.
Chegamos ao Nordeste, estava na hora de alimentar o corpo. Fomos a um restaurante, comi bife, se em casa não tenho problemas em comer carne de vaca , por aqui muito menos, era um bom bife. Para acompanhar veio vinho, mas estava num daqueles dias em que o vinho não me estava a saber bem, então bebi uma Kima, talvez fosse a última, estava a começar a fazer as minhas despedidas.
Esperava um pouco mais do Nordeste, ao que ouvia falar, contava com um local do tipo Vila Franca do Campo, mas não.

4 comentários:

  1. A fabrica do chã , deve ser bem interessante, para relaxar, mas claro isso agora só em casa...
    Queimar os últimos cartuchos..

    Não gostou????? pois faltou o termo simpatia (IOL)

    Mas continua sempre a boa paisagem...

    ResponderEliminar
  2. Sendo cusca !!!! O que é KIMA?? alguma bebida espirituosa?? ( IOL)

    ResponderEliminar
  3. Kima é um refrigerante produzido na região, tal como temos por cá o Frisumo ou Sumol

    ResponderEliminar