sábado, 7 de março de 2009

Ma Voyage á Paris Cap. 3


Quarta Feira 01 de Maio de 1996.
Hoje foi um dia muito estranho. Foi o dia da partida dos broncas que vieram ver o jogo. Ainda bem que me mantive afastado deles. Só me deram trabalho, no hotel tive que ser o interprete deles. Como já estava cheio de os aturar, saí do hotel bem cedo. Encontrei tudo fechado, os franceses levam muito a sério o feriado do 1º de Maio. Quando andava a vaguear pelas largas e compridas avenidas parisienses, vi que junto á ópera se passava qualquer coisa, fui até lá. Quando lá cheguei, vi muita animação. Muitos cavaleiros com trajes do tempo de não sei quantos. Cada vez tinha mais gente a assistir, comecei a ficar completamente “abafado” no meio daquela multidão.
Algum tempo depois, começaram os discursos. Aqui comecei a ver onde me tinha metido, estava numa manifestação dos nacionalistas franceses, saí de fininho. As ruas circundantes estavam cheias de policia. Fui dar uma volta , para me afastar do local. Acabei por regressar ao hotel, estive a ver um bocadinho da R.T.P. Internacional, tinha que atenuar um pouco as saudades que davam cabo de mim.
Estava passada a manhã. A tarde estava prevista ser passada junto dos locais mais conhecidos de Paris, a Torre e o Arco do Triunfo. Pouco passava das 15horas, quando abandonei o hotel , ia com intenção de cumprir o que tinha estipulado para essa tarde. O tempo estava a prometer chuva, não me importei. Logo á saída do hotel, tinha uma rapariga a vender uns ramos com uma flor e uns verdes( não sei o que era), por dez francos, ela pretendia que eu comprasse um para oferecer á minha namorada!, dizia ela. Se na compra do ramo ela viesse junto, comprava o caixote. Quando cheguei ao famoso Sena, vi muita gente na não menos famosa avenida que é conhecida por Champs Ellyssé.
No regresso tinha previsto passar por ali, só que tudo foi bruscamente alterado. Eu ando um pouco constipado, quando isso acontece, acontece por vezes sangrar pelo nariz, aconteceu mais uma vez. Estava eu junto ao edifício da Air France, quando aconteceu o que eu não esperava, ao limpar o nariz, senti que fiquei com os dedos demasiado molhados para o normal, quando olhei já tinha aquilo que deveria ser um lenço branco, com uma mancha vermelha. Tive alguma dificuldade para parar o sangue, fiquei sem o lenço e inclusivamente tive que usar alguns lenços de papel que tinha no bolso para limpar os óculos. Tinha a tarde estragada. Com receio que o sangue voltasse a fazer estragos e uma vez que não tinha mais lenços no momento, decidi voltar ao hotel, eram aproximadamente 17horas, não voltei a sair nesse dia, nem para jantar. Foi um resto de dia muito chato, fiquei deitado na cama a ver televisão. Á noite pedi na recepção para me confirmarem o voo de regresso, pela conversa acho que me fizeram uma reserva.

1 comentário:

  1. Doente em Paris????
    para o Quarto, claro!! nunca se sabe ou melhor deves saber quem lá esta ...

    Paris! Paris ! Cidade Romântica!! ummmmmmmmmm, quem sabe a das flores!!!!!!

    ResponderEliminar